Manutenção é toda ação de controle e monitoramento do equipamento. Manutenção não aumenta confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.
Existem basicamente três tipos de manutenção:
Manutenção preventiva
A definição de manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade, com base em procedimentos de confiabilidade. Seja em ações isoladas ou em grandes paradas, o ideal é que a manutenção preventiva seja uma das maiores prioridades dos gestores nas indústrias e empresas ao realizar o escopo de trabalho, o que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações.
Embora os conceitos sobre a necessidade de realização da manutenção preventiva, preditiva, corretiva ou manutenção planejada, bem como de manutenção centrada em confiabilidade, já façam parte do cotidiano de muitos engenheiro e supervisores, ainda é grande o número de companhias e de gestores que vêem a manutenção como um custo adicional nos gastos da empresa. Na realidade, revendo os conceitos de manutenção preventiva, os procedimentos de manutenção são capazes de diminuir os custos e ainda aumentar a lucratividade da companhia.
Isso porque as ações preventivas de reparos, trocas de máquinas e substituição de peças garantem um processo de produção sempre contínuo, com o mínimo de interrupções e paralisações por conta de falhas e avarias que porventura aconteçam. Principalmente na manutenção preventiva industrial, a necessidade de desenvolver e implantar planos de manutenção específicos, associados aos conceitos de Kaizen, Kanban, Seis Sigma, Lean Manufacturing e com base nos mais diversos tipos de requisitos e indicadores de manutenção é o que pode assegurar uma produção contínua, de qualidade e com total padronização, sem a obrigação de constantes intervenções.
- Manutenção preventiva de equipamentos:
A manutenção preventiva em equipamentos é realizada para manter o equipamento e prolongar sua vida útil. O principal objetivo da manutenção preventiva em equipamentos é evitar ou atenuar as consequências das falhas. Isso pode ser feito impedindo a falha antes que ela ocorra realmente. A manutenção preventiva é planejada para preservar e restaurar a confiabilidade do equipamento, substituindo os componentes desgastados antes que eles realmente se desgastem. As atividades de manutenção preventiva em equipamentos incluem revisões parciais ou totais em períodos específicos, mudanças de óleo, lubrificação e assim por diante. Além disso, pode-se registrar a deterioração dos equipamentos para que as peças desgastadas sejam reparadas ou substituídas antes que causem desgastes ou falhas do sistema do equipamento. O programa de manutenção preventiva ideal seria evitar qualquer falha do equipamento antes que ela ocorra.
- Manutenção preventiva em equipamentos elétricos
A manutenção preventiva elétrica em equipamentos garante a boa performance das máquinas e a segurança no chão de fábrica. Quando a boa performance de uma empresa depende de máquinas elétricas e equipamentos em bom estado de funcionamento a fim de se obter aumento da produtividade e melhoria de fluxo de caixa, é extremamente importante manter essas máquinas inspecionadas e em uma base regular. A manutenção preventiva em equipamentos elétricos feita de modo regular por uma equipe treinada, profissional e experiente em trabalhos no setor elétrico ajuda a detectar problemas e avarias antes que eles ocorram. Ao empregar a manutenção de rotina com base em tecnologia avançada e especialistas com habilidades em elétrica, os equipamentos industriais e máquinas podem continuar trabalhando com eficiência, reduzindo o risco de uma falha catastrófica que pode custar tempo e dinheiro.
Economia de tempo e dinheiro
Um programa de manutenção preventiva elétrica eficaz no chão de fábrica envolve programação de inspeções de rotina e exames em uma base regular, garantindo que os equipamentos e máquinas sejam constantemente verificados, não importa o tamanho do problema que apresentem. Mesmo problemas elétricos menores e aparentemente sem importância podem se tornar falhas mais graves se não forem detectados com antecedência, o que acaba gerando reparos emergenciais que exigem suspensão das linhas de produção e troca de peças de reposição caras. Em uma economia global desafiadora, a interrupção da produção devido à falha do equipamento pode ter grandes retrocessos para as empresas.
Segurança no local de trabalho
A manutenção preventiva elétrica ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro, mas também mantém o funcionamento do equipamento corretamente, diminuindo o risco de perigo e propiciando um ambiente de trabalho mais seguro. Qualquer tipo de falha nos equipamentos industriais elétricos pode provocar riscos graves, incluindo incêndios e curtos-circuitos. Um equipamento que não está funcionando corretamente ou com problemas que são detectados acarretam resultados infelizes para os eletricistas que trabalham com ou por perto dos aparelhos. Portanto, as máquinas devem ser inspecionadas com frequência para identificar potenciais problemas e impedir que se tornem verdadeiros perigos no local de trabalho.
- Vantagens da manutenção preventiva
A manutenção preventiva é simplesmente uma manutenção programada de equipamentos ou instalações. As tarefas podem variar de acordo com o projeto, mas em geral incluem, limpeza, fazer ajustes nas máquinas, substituição de componentes que são usados, lubrificar as partes móveis e checagem de uso e desgaste. Um programa completo terá inspeções regulares, atividades de manutenção programada, de “testes não destrutivos”, e reparo ou substituição dos problemas encontrados.
O tempo certo para agendamento da manutenção preventiva
O agendamento para a manutenção de equipamentos pode ocorrer quando as máquinas estão no menor uso ou quando não estão em uso. Manutenção preventiva planejada tem vários benefícios. As máquinas são menos propensos a quebrar quando em uso. Se uma máquina parar de funcionar ao mesmo tempo que está produzindo, a produção é interrompida até que seja reparada. Os funcionários não podem ser produtivos e, muitas vezes devem receber horas extras depois que o equipamento é reparado. A produção fica atrasada e isso pode causar problemas de serviços ao cliente se você tiver um pedido para um determinado número de produtos, e não puder entregar porque a máquina quebrou.
- Custos da manutenção preventiva
- Equipamentos ou instalações que têm regularmente manutenção programada podem economizar muito dinheiro. Por exemplo, se uma pessoa olhar para a estrutura de um edifício a cada três meses, ele pode identificar problemas antes que eles piorem e, posteriormente, se tornem mais caro o reparo. Se um pequeno vazamento é encontrado no telhado, pode ser corrigido. Se deixado sem manutenção, o vazamento pode destruir produtos, paredes interiores, pisos e criar até mesmo um perigo para a saúde. Nesse exemplo, se o vazamento não fosse detectado precocemente pela manutenção preventiva, a água poderia entrar no prédio e uma pessoa poderia escorregar e cair, causando um problema de segurança.
Qualidade pela manutenção preventiva
Planos de manutenção preventiva de máquinas pode incluir recalibração que melhora a qualidade e reduz a rejeição dos produtos.
Manutenção preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos – RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção “Just-in-Time” – são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
As técnicas de monitoramento na preditiva, ou seja, baseadas em condições, incluem: análise de vibração, ultrassom, ferrografia, tribologia, monitoria de processo, inspeção visual, e outras técnicas de análise não-destrutivas.
Manutenção corretiva
Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes. Trata-se de uma manutenção que acarta mais custo para o dono do estabelecimento, por isso em muitas das hipóteses é recomendado um contrato de manutenção preventiva.
Fonte:Manutenção Preventiva
jazz piano music
christmas music
musicas para academia
meditation music
Night Jazz Music
peaceful piano music
smooth bossa nova
smooth bossa nova jazz
relaxing bossa nova